21.9.10

A cidade de Austin incentiva a música e progride muito!

Um bom exemplo onde políticas públicas inteligentes e executadas objetivamente geram bons frutos econômicos na área da cultura. A prefeitura cria condições e facilita a vida dos produtores culturais. Vão além de editais para shows, que geram divulgação e um cachê eventual para meia dúzia de músicos. Uma série de medidas que facilitam o funcionamento de casas noturnas, bares, produtoras e outras empresas da cadeia produtiva da cultura.

Abaixo o link para uma página do site da prefeitura de Austin, capital do estado do Texas, EUA. Maior sede da Universidade do Texas e segundo maior centro de indústrias de tecnologia daquele país (o primeiro é o Vale do Silíciio, na Califórnia).

A concentração de casas noturnas e oferta de música ao vivo é maior do que a de Nashville e outras cidades famosas. Segundo um artigo (Austin: uma cidade onde a cultura articula governo e sociedade - Fonte: www.culturaemercado.com.br - 5/8/2006) "...os nerds adoram música!"

http://www.ci.austin.tx.us/music/default.htm

Desculpem. Apenas em inglês.


Aqui o link para um estudo do impacto do impacto da cultura na Economia da Cidade. Em pdf, para ler ou baixar. Novamente em inglês.

http://www.ci.austin.tx.us/redevelopment/downloads/txp_2005.pdf

Fiz uma viagem para lá em 2006, pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Conversei com o Jim Butler, da prefeitura da Austin. A rua João Alfredo, em Porto Alegre, RS, hoje lembra a 6th Street de Austin. E os texanos tem um programa de incentivo à industria do vídeo e do cinema também!


Militao Ricardo Musico, Jornalista, Produtor Musical e Professor. mrmaya@uol.com.br

Nenhum comentário: